Estoutro, 2019. Fábio Colaço, Francisco Duarte Coelho, Diogo da Cruz, Gonçalo Fonseca + Maria Contreras Croll

Estoutro, 2019. Exposição coletiva

 

Estoutro foi um projeto expositivo que pretendeu assinalar o Dia Mundial do Refugiado 2019 e decorreu no Espaço Cultural das Mercês, propondo uma reflexão
acerca do nosso olhar, individual e coletivo, português e europeu, perante a pessoa refugiada e os seus respetivos contextos.


O projeto foi comissariado por Beatriz Coelho (artista plástica), Francisca Gigante (curadora) e Inês Espada Vieira (docente universitária e investigadora em Estudos de Cultura) e o desafio foi lançado a doze artistas plásticos, de práticas artísticas assumidamente distintas que, de forma mais ou menos direta, materializaram ideias subjacentes ao tema assinalado. Bárbara Bulhão, Beatriz Coelho, Carolina Serrano, Diogo da Cruz, Fábio Colaço, Francisco Duarte Coelho, Gonçalo Fonseca e Maria Contreras, Joana Galego, Nádia Duvall, Pedro Barros e Tiago Mourão apresentam trabalhos que passam pela pintura, escultura, fotografia e instalação, constituindo um diálogo aberto, heterogéneo, naturalmente inusitado e experimental, num espaço particular como é o do Espaço Cultural das Mercês.


A proposta desta exposição concretizou-se por uma reflexão assente em dois momentos distintos, partindo de tópicos que se prendem com uma noção de denúncia e distanciamento (experimentado sob diferentes pontos de vista) e que aponta, progressivamente, para uma dimensão de proximidade e individualidade. A palavra escolhida para título da exposição – estoutro – exprime, por comparação, uma passagem semelhante à deste itinerário expositivo, na medida em que estoutro é a soma, reunião ou conjugação do outro (distante e desconhecido, que desperta fascínio ou preconceito), neste (próximo, real e livre).

Estoutro, 2019. Francisco Duarte Coelho, Beatriz Coelho e Fábio Colaço.
Estoutro, 2019. Beatriz Coelho, Francisco Duarte Coelho, Fábio Colaço, Diogo da Cruz, Gonçalo Fonseca + Maria Contreras, Joana Galego.
Estoutro, 2019. Joana Galego.
Estoutro, 2019. Bárbara Bulhão, Gonçalo Foneca + Maria Contreras, Beatriz Coelho.
Estoutro, 2019.